quinta-feira, 29 de abril de 2010

Uma tarde de trabalho

Cadê a minha camiseta do Che Guevara?



Lembra quando éramos jovens e idealistas?
Lembra como pensávamos que poderíamos mudar o mundo?
A gente andava por aí de bermuda, estampando na cara os nossos ídolos, barba por fazer, cabelos compridos...
Nossos ideais nos alimentavam.
Lembra como ficávamos furiosos com a injustiça social?
Como discutíamos, inclusive, afinal de contas o que é injustiça social?
Lembra como você me dizia que não conseguiríamos, que estávamos delirando e que seríamos amassados pelo sistema?
E eu respondia que se isto fosse o mínimo a ser feito, então o faríamos com o máximo de dedicação.
Lembro de caminharmos pelas ruas e chorarmos a cada esquina em que assistíamos atônitos o tempo passar com a multidão surda-muda, pisoteando a pobreza com a pobreza de espírito.
Lembra como todos nos desacreditavam dizendo que não seria possível?
Que éramos sonhadores, românticos?
Pois é.
E onde eles estão agora?!
E nós?
Nós estamos aqui, escrevendo a história, construindo o futuro com as nossas ferramentas.
Lembra?!
Não?
Pois ainda vai acontecer...

Foto da entrevista com PC e Paulo Romeu, no Ponto de Cultura Odomodê, aqui em Porto Alegre mesmo, para o filme sobre o Tambor de Sopapo em www.coletivocatarse.com.br

terça-feira, 13 de abril de 2010

Sopapo no Teia 2010 - Fortaleza

O Teia é um encontro nacional de Pontos de Cultura. Gente de todo o país, artistas, coordenadores de Pontos, uma grande festa da diversidade, uma oportunidade de troca única.

No encontro foi apresentado à rede de Cultura e Saúde, durante o Teia das ações, o projeto de resgate do tambor, sua história e algumas das canções compostas para o filme. Representando a Rede Sopapo estavam Sarah Brito, Têmis Nicolaidis e Sergio Valentim (Sopapo), Marcelo Cougo (violão e voz), integrantes do Coletivo Catarse, do Ponto de Cultura e Saúde Ventre Livre e da banda Bataclã FC, além de Diego Kurtz (cuíca), do Ponto de Cultura e Saúde Teia Viva. Tocando pandeiro, junto com a turma estava o Marcelo de Paula, do Ponto de Cultura e Saúde Vila na Trilha.

As fotos são do Jackson Brum do Circulando.

Diego Kurtz (Cuíca) e Sergio Valentim (Sopapo)


Sopapo na roda


Marcelo Cougo e o Sopapo

domingo, 4 de abril de 2010

Na terra de Pinto Martins

O projeto está na cidade de Aracati, terra de Pinto Martins, um dos primeiros charqueadores do estado do Ceará e Rio Grande do Sul.
As oficinas do charque (como os cearenses batizaram o que no sul é conhecido como charqueada) fomentaram um dos ciclos econômicos mais importantes da cidade de Aracati. Porém, depois de uma seca de aproximadamente 05 anos que dizimou o gado da região, Pinto Martins deixou Aracati dirigindo-se ao sul do país, fixando-se em Pelotas. Lá ele aprimorou a atividade que já desenvolvia no estado do Ceará, originando a indústria do charque e o auge econômico da cidade de Pelotas.
Entrevistamos persoangens importantes na preservação da história de Aracati, como o sr. Zé Correa (diretor do Museu de Jaguaribe) e o sr. Antero Filho (pesquisador). Percorremos ainda a comunidade do Cumbe, uma comunidade remanescente de quilombos (aliás, a palavra "cumbe" significa quilombo). Em 2001 foi assinado um tratado de germinação entre os municípios de Pelotas e Aracati, devido a conexão das atividades do charque e seu pioneiro Pinto Martins.

Zé Côrrea, Diretor do Museu do Jaguaribe.

Antiga oficina do charque em Aracati

Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, Cumbe