terça-feira, 31 de agosto de 2010

Gravação de violões em Ventre Livre Odara


Marcelo Cougo no estúdio gravando violão e equipe do lado de fora do aquário no Estúdio Tec Áudio (Glauco Minossi pilotando o Pro Tools; Lucas Kinoshita orientando locais de inserções do violão e Richard Serraria registrando em foto). A canção "Ventre Livre Odara" foi a primeira a receber registros definitivos de violões e hoje seguem as captações em "Pássaro Azul", "Suíte Senzala" e "A princesa é uma senhora". As bases de percussão estão maravilhosas, timbres marcantes e apuro técnico nos arranjos desenhados por Lucas Kinoshita. Trata-se de um significativo momento histórico tal experiência, a possibilidade de imersão nesse universo mágico envolvendo arranjos, diferentes modos de afinação e captação do sopapo junto aos tambores de batuque gaúcho, caxixis, chocalhos, etc. Além de toda a carga documental que o projeto trará à luz, sem dúvida esse exercício prático de aprofundamento dos conhecimentos referentes ao tambor de sopapo em estúdio, também é elemento mais que significativo dessa empreitada.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Trilha entra na reta final

Nesta semana, acabam as gravações e inicia a finalização e masterização das trilhas para o documentário e para a caixa de registros e conhecimentos que o Projeto irá produzir.
Esta caixa reunirá saberes populares que envolvem a produção do tambor de sopapo para a consolidação de um conhecimento secular, histórico e que ainda corre o risco de se extinguir.

Abaixo algumas fotos das gravações da trilha sonora, com o percussionista Lucas Kinoshita investe fundo na pesquisa de timbres e arranjos num exímio trabalho; Marcelo Cougo na direção de trilha; Glauco Minossi tranquilade na técnica do estúdio.
A edição do documentário segue seu curso e, em breve, tem mais detalhes pra todos.











Fotos de Pedro De Camillis.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Gravações da Trilha do Filme

Neste mês de agosto estamos gravando a trilha sonora original que irá compor o documentário sobre o tambor de sopapo. Marcelo Cougo e Lucas kinoshita gravam o sopapo no estúdio. Veja algumas imagens da gravação.



quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Homenagem a Mestre Baptista


Foto de Leandro Anton

Quando inicou o Projeto Tambor de Sopapo, já tínhamos uma noção de que muito seria (re)descoberto, muitas pessoas e personagens seriam revelados pela incrível trajetória do tambor. Contudo, nenhum de nós imaginou que a trajetória de um homem poderia nos mobilizar tanto quanto a do Mestre Baptista.
Através de suas mãos, do ritmo de sua fala, da sua postura, o Tambor de Sopapo foi (re)montando-se frente os nossos olhos e corações.

Hoje prestamos uma homenagem a este grande homem publicando esse perfil que compõe o Museu da Pessoa.

Um grande salve ao Mestre Baptista.
Kaô kabiecí!

Neives Baptista nasceu em 27 de junho de 1936, em Pelotas (RS), numa época em que a cidade ainda era muito pequena e os bondes cruzavam as ruas. Filho de uma dona de casa e um oleiro, teve uma infância simples, mas de muitas brincadeiras, na qual aprendeu o ofício do pai e se divertiu com o agitado carnaval pelotense. Foi ainda muito jovem que descobriu que tinha o dom de ver os mortos.
Seus pais, por muito tempo, acharam que o menino estava louco e acreditavam que suas visões eram obras do demônio. Neives, ainda menino e assustado, passou a escondê-las dos pais.
Tocou a sua vida, trabalhou em diversos empregos. Foi oleiro em uma fábrica de vidro, taxista, ajudante de caminhoneiro e encontrou a sua vocação na profissão de motorista de ônibus da empresa Nossa Senhora da Penha, na qual trabalhou por 20 anos até se aposentar.
Depois de sua aposentadoria, recebeu uma missão espiritual: deveria consultar seus ancestrais africanos para desenvolver um instrumento que há muito tempo havia sido esquecido nos carnavais de sua cidade – o sopapo.


Para ler todo o artigo publicado no Museu da Pessoa, clique aqui

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Criação da trilha sonora do documentário

Ouça (e veja) a entrevista para a RadioCom de Richard Serraria, Lucas Kinoshita e Têmis Nicolaidis sobre a criação da trilha sonora e o início da edição do documentário sobre o Tambor de Sopapo. A entrevista foi ao ar no dia 3 de agosto de agosto pela RadioCom (104,5 FM) para a cidade de Pelotas e no site.

Lucas Kinoshita fala da pesquisa e criação da música "Do Ventre do Sopapo sai o som" (veja abaixo), criada numa oficina de tambor de sopapo no Ponto de Cultura Ventre Livre (Saiba mais sobre a oficina no blog). Kinoshita destaca também a importância de se fazer um registro musical da utilização do tambor para a difusão do instrumento.

O documentário, que tem a direção de trilha de Marcelo Cougo com a colaboração de Lucas Kinoshita e Richard Serraria, tem lançamento marcado para a Semana da Consciência Negra.


Imagens: Têmis Nicolaidis e Richard Serraria.


Conheça as prévias das músicas
Do Ventre do sopapo sai o som


Suíte Senzala


Imagens: Têmis Nicolaidis.