quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra

O Coletivo Catarse realizou uma reportagem que foi ao ar na segunda-feira, 15/11, na TV Brasil sobre a semana da consciência negra, que trata da criação da identidade negra no Brasil. Como um povo que sofreu humilhações desde a sua chegada no país, consegue passar adiante o orgulho de ser negro.

ASSISTA, COMENTE E COMPARTILHE:


Postado por Sérgio Valentim em www.coletivocatarse.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O GRANDE TAMBOR



A trajetória do que poderia ser considerado um simples instrumento se transforma numa jornada de descobrimento de processos históricos que teimam em contrapor a verdade idealizada daquilo que se considera oficial no Rio Grande do Sul. Com um toque grave e de grandes proporções, o Tambor de Sopapo, hoje montado principalmente pelas mãos do pelotense Mestre Batipsta, não deixa morrer a memória das traições, do genocído do povo negro e, acima de tudo, da sua grande e essencial contribuição cultural para o estado e para o Brasil. As mãos que hoje massageiam o couro, que retumbam distante o som inconfundível do pampa gaúcho, são as mesmas que há séculos foram retiradas de seus lares em algum lugar de uma África distante e que construíram a suor e muito sangue as riquezas e o imaginário que nunca lhes pertenceram.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

lançamento de A PRINCESA É UMA SENHORA

A PRINCESA É UMA SENHORA, música de Richard Serraria e Marcelo (da Redenção) Cougo, parte da trilha sonora do Projeto Tambor de Sopapo, teve seu lançamento na RádioCom (Pelotas-RS). A equipe do Coletivo Catarse, acompanhada do Mestre Baptista, esteve ao vivo batendo um papo sobre o documentário O GRANDE TAMBOR, que tem o patrocínio do IPHAN.

Faça o download da entrevista, clicando aqui.


Assista alguns clipes das versões anteriores da música A PRINCESA É UMA SENHORA, clicando aqui.