quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mostra Cultural em Apoio ao Mestre Baptista

Algumas fotos do evento que ocorreu sábado em Pelotas:















































































Exibição de O GRANDE TAMBOR na quadra da TELLES

*clique na imagem para ampliar*

O Projeto Tambor de Sopapo desenvolvido pelo Coletivo Catarse está realizando exibições do documentário em Pelotas, neste mês de fevereiro. Na próxima quinta feira será apresentado o filme na quadra da Escola de Samba GENERAL TELLES, seguido do ensaio da bateria que conta com seis tambores de sopapo. Neste ano, a TELLES faz uma homenagem ao centenário do Grêmio Esportivo Brasil.


*Cartaz feito pelo artista gráfico pelotense Emerson Ferreira, do Coletivo Ocupação.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mostra Cultural para Mestre Baptista

A Catarse participa do movimento de apoio ao Mestre Baptista que realizará uma Mostra Cultural para arrecadar recursos para o tratamento de saúde do Mestre. A Mostra Cultural acontecerá em Pelotas no dia 19 de Fevereiro com as seguintes atrações: KAKO XAVIER e a TAMBORADA, Grupo ODÚ ÈMÍ e ODARA.

Também será exibido o documentário O GRANDE TAMBOR, com a participação do Mestre Baptista, realizado pelo Coletivo Catarse e o IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacinal e que reconheceu o Tambor de Sopapo como Patrimônio Imaterial do Brasil.

19 de Fevereiro as 19 horas

Local: Clube Cultural Fica Ahí

Mal Deodoro, 368 - Pelotas - RS

Ingresso R$ 5,00
Toda a renda será revertida para o tratamento de saúde do Mestre Baptista




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

No dia do Lançamento do Filme tocamos o sopapo dentro da Casa Grande

Momento único da reunião de grandes mestres da cultura afro sul riograndense tocando seus tambores na Charqueda São João por ocasião do Lançamento do Filme Grande Tambor - em Pelotas/RS. No dia do lançamento, o Coletivo Catarse levou um ônibus com os personagens do documentário de Porto Alegre até Pelotas, para uma visita na Charqueada São João. Devido a forte chuva, os tambores foram tocados dentro da casa grandde, uma clara determinação dos Orixás. Veja o vídeo publicado por Zé Evandro, da banda Serrote Preto, deste dia inesquecível.