quarta-feira, 20 de julho de 2011

Gravação com Sopapo: processo e descobertas

Descobrimos que a melhor microfonação para a capatação de sopapo é com 3 microfones, posicionados um mirando a pele, outro na boca (saída de ar) e mais um de ambiência posicionado a mais ou menos 1 metro de distância.
Nem sempre se tem, mas o ideal é que os dois microfones - que não o de ambiência - sejam específicos para graves, como por exemplo o excelente microfone recém adquirido pela banda: um Akg 112. Outro exemplo bem sucedido é o Shure beta 52, mas acreditamos que pode-se chegar ao resultado com qualquer microfone que seja específico para captar frequências baixas, como bumbo de bateria.

No dia da gravação desta canção, Malandro Otário, um samba que faz parte do novo disco A Teimosia da Felicidade, não tínhamos dois microfones para graves, então substituímos o da pele (de cima) por um Shure SM 57, que acaba por ressaltar mais os médios agudos e nem tanto os graves. Quando se precisa de ataque e frequências mais altas, o ideal é colocar um SM 57 mais ao lado, mirando as bordas, além do microfone para graves no centro da pele.
No caso, escolhemos usar o microfone específico para graves na parte de baixo, pois o objetivo era captar um grave como de um surdo, com som durador e pouco ataque. Essa característica se escuta no sopapo na parte da boca (em baixo).
Está em aberto se uma captação ainda mais detalhada não poderia contar com mais 2, 3 ou até 4 microfones, visto que este tambor tem um grave imponente curiosamente difícil de captar e além disso tem harmônicos e um lindo som de slap (tapa). Pode-se usar, por exemplo, mais um mic para graves (no total de 3 para este fim) não dinâmico e sim condensador para captar um grave distante, onde a sala estiver proporcionando essa frequência com mais clareza. Na parte da pele, um mic para frequências baixas ao centro e outro para altas ao lado, o clássico para graves na parte de baixo e, quem sabe, mais dois condensadores próximos posicionados para captar um L e R. Pode-se ainda explorar o som da sala (de preferência uma sala grande) onde se coloque mais um par de condensadores L e R, visto que o Sopapo - dizem os mestres - "é pra ser ouvido de longe!".

Fonte: www.bataclafc.com.br